domingo, 6 de maio de 2018

Miss. Ananias Junior,Rafaela e Sofia - Servindo em Lichinga, Moçambique

RETORNO ÀS AULAS NO PROJETO
Tendo seu início na terceira semana de fevereiro o novo ano educacional nos deu a oportunidade para reorganização nosso projeto. Após rever o quadro de professo-res e novos cursos a oferecer para as crian-ças vulneráveis da comunidade Marrupa, abrimos as matriculas. A procura de pais foi numerosa, mas temos limites de vagas, assim foram matriculadas 81 crianças de 6 à 14 anos.
Dois professores estão nos auxiliando, um para alfabetizar juntamente com a missio-nária Rafaela, e outro professor para aulas de informática. Conseguimos dar todo material educacional para as 81 crianças, totalmente gratuito para elas.
A realidade de nossas crianças aqui é bem desafiadora e de poucas oportunidades, nosso objetivo com o projeto é dar a elas a oportunidade de crescer com dignidade de vida, com acesso a boa educação, e amor de Deus. Cada ensino é baseado nas escri-turas, a compreensão textual par aos que já foram alfabetizados ano passado é feito com revistas dos juniores da EBD, eles amam.
Foi com muita ousadia que demos início as aulas de informática, tendo disponíveis três notebooks, dois doados, e o nosso pessoal, iniciamos as aulas, atualmente para doze crianças, um missionário da JOCUM se dispôs a nos ajudar para ensinar as crianças.

“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”
Martin Luther King

COMBATER O ABUSO SEXUAL INFANTIL UM DEVER DE TODOS
Sabe-se que todos os dias, em todos os países e todas as comunidades, as crianças são vítimas de violências. Este fato é quase que inevitável diante da depreciação dos valores cristão para muitos indivíduos. Mas por ser inevitável não significa que devamos ficar de braços cruzados e emudecidos, como igreja do Senhor so-mos “Sal da terra” e precisamos levantar nosso clamor e agir em favor dos peque-ninos. Pensando nisso, implementamos no nosso sistema de ensino para as cri-anças a prevenção e autoproteção, como também a conscientização para os pais protegerem seus filhos. A secretaria de educação da cidade de Lichinga tomou conhecimento da nossa atividade de combate ao abuso de crianças, elogiou. Por enquanto fazemos pouco, mas vamos caminhando com qualidade e amor.
Não tem sido tarefa fácil, contudo seguimos sabendo que Cristo está conosco. Nos primeiros dias de aplicação deste novo desafio, ao ter feedback com as crian-ças, percebemos algumas recolhidas em suas emoções, levando-nos a ter um tem-po em particular com cada uma delas.
É cedo para dizer quantos resultados alcançamos, mas estamos certo que alguma diferença fará na vida destes pequenos.
Implementar esse entendimento na igreja fez com que muitas adolescentes vies-sem a confessar o que estavam vivendo. Agora conscientizamos as adolescentes a não se aproximar de pessoas com tais comportamentos prejudiciais a elas.
Não existe palavras que descrevam a dor de uma pessoa vítima de abuso sexual, mas o Senhor traz cura, e com a cura força para vencer e se defender.

CADA MULHER PODE SER UM POTENCIAL NAS MÃOS DE DEUS

MULHERES BUSCAM A FACE DE DEUS
Temos vivido dias de muito impacto pela palavra de Deus na vida de mulheres moçambicanas. Através da pregação do evangelho algumas mulheres tem se convertido e levado outras mulheres a também crerem no Senhor Jesus, elas tem vivido milagres em suas vidas, entre essas mulheres convertidas estão mães das crianças que são matriculadas no Projeto Sonhos do Niassa.
Em comemoração ao dia da mulher moçambicana oferecemos um encontro para elas, abrimos as portas para todas que quisessem ter esse dia na presença de Deus. Nos alegramos em ver que algumas muçulmanas tiveram coragem de entrar na igreja. Foi um dia maravilhoso, simples e feliz. Tivemos um total de 40 mulheres. Ouviram a palavra de Deus, foram ministradas, posteriormente num momento de descontração participaram de brincadeiras onde elas também ganharam brindes, no final da festa com-partilhamos bolo com refrigerante.
Após a festa saímos para a praça dos heróis, para nossa surpresa as mulheres convertidas saíram pelas ruas da cidade louvando a Jesus em alta voz, fizeram isso espontaneamente, e com muita alegria. Foi muito lindo ver essas perolas preciosas cantar com tanta liberdade. Em outros

DISCIPULADO PARA VIDA
Estamos com foco de ensino da palavra de forma sistematizada e aplicação prática para a vida dos pequenos, com a ajuda da missionária Rosangela (Brasileira que vive em Maputo) que nos disponibilizou estu-dos bíblicos para crianças moçambicanas, tem sido muito frutífero as nossas escolas bíblicas infantil. Já se passou um bimestre de ensino, até o presente momento ensi-namos temos muito confrontador, tais como - A mentira, Roubo... Cada um des-tes temas com seus subtemas lecionados por 4 domingos consecutivos. Os jovens primeiramente são ensinados e conseguin-te repassam para as crianças na EBI.
Os cultos infantis também seguem os mesmos padrões de ensino. Assim cremos que estes pequenos crescerão em graça e conhecimento da palavra de Deus. Sendo igreja hoje e amanhã.
Desafios para realizar EBI
Para realizarmos a EBI precisávamos de um espaço para as crianças, pois no mesmo horário os adultos também estão dentro da igreja, ficando difícil controlar o barulho dos pequenos. Não ficamos em baixo da arvore, pois os seis últimos messes são de muitas chuvas.

DESAFIO DE TRANSPORTE
Temos a necessidade de comprar um transporte que nos facilite o trabalho que realizamos aqui. O carro que temos é bem desgastado e baixo, o motor danificou-se cinco vezes, gas-tamos muito com isso. Já são três anos que estamos nessa luta, e lançamos uma campan-ha para conseguir o valor do carro que pretendemos comprar. Se você entende essa neces-sidade e quer nos ajudar, com algum dos valores abaixo ou outros…
( ) 100 ( ) 50,00 ( ) 20,00 ( ) outros valores
 Para depósito
Banco do Brasil agencia 1218-1 conta corrente 57 9 62-9 titular Neila Rafaela B Alves
Banco Bradesco agencia 452 conta corrente 402844-9 titular Ananias Alves

Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não dei-xamos de orar por vocês ...
Colossenses 1:9
 Que sejamos cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e en-tendimento espiritual, por nossa família, saú-de. Por nossa locomo-ção as aldeias, necessi-tamos urgentemente um carro adequado, o nosso está com motor danificado.
 Pelas duas igrejas que somos responsáveis aqui, pela maturidade e compromisso.
 Pela finalização da igre-ja (construção de muro, banheiro, sala para EBD e cursos, poço)
 Por provisões para com-pra de um novo som para igreja.
 Pelas famílias muçul-manas que estamos investindo tempo e ami-zade, para que eles te-nham entendimento e revelação de quem é Jesus.
 Pelos congoleses que estamos discipulando em nossa casa.

ENSINO SISTEMATIZADO DA PALAVRA
As consequências de uma vida cristã sem relacionamento pessoal com Deus são desastrosas. O Senhor sempre nos alerta crescei na graça e no conhecimento, II Pe 3:18. Uma igreja desenvolverá nessa base de cres-cer em graciosidade divina e conhecendo a sua palavra. Sem saber a palavra de Deus e vive-la a igreja será arruinada, fadada ao fracasso. Oséias 4: 6 Eis que o meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra. Perecerá o meu povo por lhe faltar o conheci-mento de minha perfeita vontade.
O mal se estenderá ao povo de serem presos, e viverem como escravos passar por necessidades básicas por não terem sabedoria do alto. Isaías 5:13 portanto, o meu povo será levado cativo ao exílio, por falta de sabedoria; os seus nobres passarão fome e a multidão se secará de sede.

“ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sem-pre com vocês, até o fim dos tempos." Mateus 28:20

Jovens, que, estão desde o início da plantação da Igreja aqui em Lichinga, um curso de Teologia por vídeo aulas em parceria com Instituto Mundo Bíblico.
Estamos realizando concurso bíblico, e brevemente convocaremos os irmãos e irmãs da Igreja para realizarmos Maratonas de Leituras da Bíblia Novo e Velho Testamento.

Tendo esse entendimento estamos plantando a IECAVI— Igreja Evangélica Caminho da Vida aqui em Lichinga –Moçambique comprometida com o Reino de Deus temos proposito de construir uma igreja firme, forte e conhecedora da palavra de Deus. Com isso, em nossa igreja os discipulados, cultos de ensino. Implantamos na igreja em fevereiro desse ano para 4(quatro).

Para ver mais fotos acesse nossa pagina no facebook Projeto Sonhos do Niassa
Tudo fazemos com e para o Rei da Glória.
Família Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário