quinta-feira, 23 de março de 2017

Rafael e Isabel Mapa-Servindo em Nampula, Moçambique

Nampula, Moçambique – Março de 2017

O desejo do Senhor é de que O amemos de todo nosso coração, alma, entendimento e forças. Mas muitas vezes lutamos com nossa carne, pois queremos entregar 80% da nossa vida a Ele, mas manter 20% para nós mesmos. Deus quer nossa devoção total, em todos os aspectos de nossa vida, e isso inclui aquela porcentagem que pensamos ser nossa. Reflitamos nisso, será que todo o nosso coração está no Senhor? Será que toda a nossa alma? Que tal nosso entendimento? Nossas forças?

No mês de janeiro estive na aldeia entre o povo Maindo, na província da Zambézia, acompanhado do pastor Benedito. Os colegas que trabalham lá estão de férias e minha missão foi de visitar os líderes locais e manter o relacionamento da missão com o povo. Também organizamos um café da manhã com pastores Moçambicanos aqui em Nampula com o objetivo de atualizá-los acerca dos trabalhos da Visão Integral em Moçambique. O evento foi bem simples, mas muito edificante. Os pastores ficaram animados com o desenvolvimento dos trabalhos e com a possibilidade de capacitarem seus missionários com um treinamento transcultural. Em janeiro também estivemos em Maputo, capital do país, por duas semanas. Recebemos nossos colegas missionários Arnie e Rubenita que voltaram das férias e estarão em Maputo pelos próximos dois anos desafiando as igrejas locais para missões transculturais. Naquelas duas semanas estivemos à procura de uma casa para o casal e também trabalhamos nas estratégias do casal para alcançarem seus objetivos ministeriais.

No mês de fevereiro estivemos em Johannesburgo, África do Sul, por duas semanas. A primeira semana foi para exames médicos de rotina, que desde 2015 já não fazíamos.

Na segunda semana tivemos as reuniões da liderança da missão onde trabalhamos no desenvolvimento de estratégias dos trabalhos da missão e num planeamento para os próximos cinco anos de trabalho.

Neste mês de março, estivemos em visita à uma equipe missionária que trabalha na província do Cabo Delgado com um povo islâmico (não podemos divulgar o nome por questões de segurança). Trabalhamos na consultoria do trabalho e no desenvolvimento de um plano de cinco anos. O casal também recebeu outro colega da missão que foi conosco e pôde abençoa-los com trabalhos de canalização na casa deles. No próximo domingo estaremos em visita aos colegas que trabalham entre o povo Yao, na província de Niassa, por cinco dias com o mesmo objetivo de dar a consultoria ao trabalho e animar os colegas.

No mês de abril viajaremos para a cidade da Beira, na província de Sofala. Encontraremos com pastores dali para divulgarmos os trabalhos e treinamento transcultural da Visão Integral. Graças a Deus o conflito militar já teve uma trégua e estamos orando para que essa paz continue, possibilitando-nos assim a continuar as viagens com segurança.

Nas duas primeiras semanas de maio estarei na Tanzânia para uma miniconferência da missão e uma oficina de Linguística Avançada. A Isabel ficará em Moçambique naquelas semanas. A oficina de Linguística Avançada tem como objetivo capacitar os membros da nossa missão para o melhor aprendizado das línguas locais. No mês de junho planejo descer à capital Maputo novamente para acompanhar os trabalhos do casal Arnie e Rubenita.

A Isabel continua com os trabalhos de alfabetização e evangelismo das crianças. A turminha de alfabetização já conta com 30 alunos, todos aqui da nossa vizinhança. Aos domingos o evangelismo no nosso terreno continua. Orem por sabedoria em como conciliar as viagens que ela faz comigo e as aulas das crianças.

Neste ano já consegui organizar a planta para a construção do muro em nosso terreno. Já temos algum fundo na poupança que alguns irmãos e igrejas ofertaram, mas o que tem faltado é tempo para correr atrás disso. O próximo passo é levar a planta na prefeitura para obter a licença de construção. Peço suas orações para que consigamos construir pelo menos o alicerce do muro até o próximo mês de agosto.

Em agosto deste ano será nosso tempo de divulgação do ministério no Brasil. E também já sentimos que precisamos de umas férias novamente. No Brasil, estaremos visitando irmãos e igrejas em São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Amazonas, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Pedimos vossas orações pelo suprimento de todas essas viagens. Nosso desejo é de reencontrar com todos os irmãos que têm sustentado nosso ministério.

Em Cristo,
Rafael & Isabel Mapa
Com o pastor Benedito na visita ao povo Maindo

Com Arnie, Rubenita e a família Naene em Maputo

Servindo ao Senhor em Moçambique – África desde 2010, com a Missão Novas Tribos do Brasil.
E-mail: rafael_mapa@mntb.org.br / Facebook: Rafael Mapa ou Isabel Mapa
WhatsApp +258 842620562

Nenhum comentário:

Postar um comentário