segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Missionário Luís Pessoa de Meneses

Na madrugada deste dia 6 de setembro, partiu deste mundo o pastor e missionário Luís Pessoa de Meneses. O pastor Luís, ou tio Luís, como alguns o chamavam, foi o fundador de nossa igreja.

Ele nasceu na cidade de Cascavel, no Ceará. Conheceu a Jesus Cristo como Senhor e Salvador em Fortaleza, sendo batizado na Igreja Batista Regular do Calvário, naquela cidade. Casou-se com a missionária Janet Wolfe Meneses e veio estudar no Seminário Batista do Cariri.

Após se formar, decidiu continuar na região. E em fevereiro de 1979, autorizado pela Igreja Batista da Paz, iniciou os trabalhos de evangelização no bairro recém-inaugurado, formado por casas construídas pela COHAB, denominado Novo Juazeiro. No início os cultos eram feitos na casa da irmã Jovelina. Em 1980 ele adquiriu um terreno e construiu o primeiro prédio, que existe ainda hoje, na Rua Jim Willson.

Uma das atividades do Pr. Luís e de sua família, naquele período, era visitar cada casa do bairro, distribuindo folhetos e convidando as pessoas para o culto. Muitos poucos atendiam ao convite. Algumas famílias prometiam ir, mas não apareciam.

Mas o Pr. Luís foi persistente. No tempo de Deus os resultados começaram a surgir. E que resultados! Daquele período nós temos o pastor Vicente Gonçalves e sua esposa, que são nossos missionários na cidade do Barro, o seu filho André é diácono em nossa igreja, o outro filho da família, Cícero, é pastor em Tianguá.

Temos ainda a irmã Vanderlene Sobreira, que estudou no seminário e casou-se com um pastor, sendo obreira atuante na cidade de Rio Branco-Acre. Também a família do irmão Cícero Wilton foi convertida naquela época, ele é diácono em nossa igreja, sua esposa tem sido muito atuante aqui, e uma de suas filhas, Maria Acy, casou-se com o Pr. Francimar e trabalham na Igreja Batista Fonte de Luz, no bairro Tiradentes.

Outro resultado da época foi a família de Sr. Assis e Dna. Lene, que já participaram do início de duas congregações (Exú e Sítio Caiçara em Aurora) e agora estão iniciando mais uma, na cidade de Aurora, e um dos filhos deles, Daniel, é pastor, ajudando em nossa igreja e ensinando no Seminário Batista do Cariri.

A missionária Aureni Carneiro também foi fruto deste trabalho e hoje prega o evangelho em Cabo Verde, na África, e sua família continua ajudando aqui. A irmã Ana Maria Souza, também foi alcançada neste período, estudou no seminário e hoje atua em nossa igreja, sua irmã Lúcia Souza, casou-se com um pastor e trabalham na região norte do país. Temos ainda a irmã Marlene Medeiros, que tem sido uma grande ajudadora em nossa igreja.

O Pr. Paulo Alves, que é pastor na Igreja Batista da Paz e diretor do Seminário, também é fruto daquele período. A irmã Zefinha Alves, também é daquele período, e sua filha, Priscylla, hoje é casada com o Pr. Adílio, servindo na Igreja Batista Canaã. Estou citando as pessoas que, conforme me lembro, foram alcançadas de modo evangelístico durante o ministério do Pr. Luís. Muitas outras foram edificadas e ajudadas pelo casal, como a família do irmão Antonio Gomes, que continua servindo em nossa igreja. Todas estas pessoas já estavam congregadas e discipuladas na Igreja, quando aqui cheguei em 1989 para ficar no lugar do Pr. Luís. Evidentemente que Deus não usou apenas o Pr. Luís para produzir estes resultados.

Depois daqui o Pr. Luís ainda fundou mais três igrejas: Batista da Fé no Bairro Triângulo, Batista da Graça no Bairro do Seminário no Crato; e Batista do Calvário, no Bairro da Vila Alta, também no Crato, onde o Pr. Pedro, que era de nossa igreja, desempenha o ministério. Além disso, ele cuidou da Livraria Batista, que por muitos anos vendeu livros e Bíblias na nossa região, fez parte do Conselho Administrativo da MAB (Missão Auxiliadora Batista), foi diretor do Acampamento Peniel e serviu como diretor de evangelismo no Seminário Batista do Cariri. Na vida do Pr. Luís cumpriu-se
1 Coríntios 15.58: "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão."

Com certeza há outros resultados que não conhecemos. Ainda esta semana, soubemos de uma família, que durante aquele período foi muito visitada pelo casal, Luís e Janet, pois haviam perdido um filho, ganharam uma Bíblia deles e hoje servem a Deus, o Pr. Luís, partiu sem saber disso. Mas, na ressurreição, ele conhecerá todo resultado da graça de Deus através da vida dele. E lá nos encontraremos com ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário