segunda-feira, 6 de maio de 2019

Missionária Rafaella Cristina- Servindo em Porto Velho-Rondônia

“Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós; e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos.” II Tessalonicenses 3:1,2.

Irmãos, como já faz um ano em que estou no campo, muitos talvez não acompanharam as cartas que enviei desde o início do ministério o qual o Senhor me chamou a servi-Lo nem viram as apresentações do mesmo que fiz em algumas igrejas enquanto levantava o sustento, sendo assim, julgo necessário relembrar, esclarecer e ao mesmo tempo atualizar algumas informações sobre o ministério
que tenho desenvolvido aqui em Porto Velho, capital do estado de Rondônia, as áreas e as pessoas com quem tenho trabalhado, bem como informações do campo em si.

Primeiramente, fui enviada pela Igreja Batista Regular em Aracati, sou filiada a missão MAB (Missão Auxiliadora Batista), e estou no campo Rondoniense desde Março de 2018, mais especificamente em Porto Velho. Aqui, tenho servido e estado sob a liderança do pastor Ivo Marinho que pastoreia a igreja Ebenézer, e do pastor Marcos Glayson que pastoreia o trabalho na congregação Manancial.

Atualmente, tenho trabalhado nas seguintes áreas: na congregação Manancial, pastoreada pelo missionário Marcos Glayson, fico responsável pelas histórias, brincadeiras e cânticos no CLUBIC (Clube Bíblico para Crianças, que é realizado todos os sábados das 15:00 às 17:00, o pastor Marcos e a irmã Luciene (sua esposa) cuidam da parte da alimentação e estrutura física do local para a realização do CLUBIC e sempre leva e busca as crianças, e quando necessário eu também ajudo no transporte para este trabalho.

Por enquanto tem sido nós três a realizarmos este ministério, no início havia a irmã Jessica que ficava com a parte inicial desse momento com as crianças, e quando eu cheguei ao campo revezávamos, mas devido ao período final de sua gravidez e depois o nascimento do filho, a mesma teve que se ausentar temporariamente deste trabalho. No CLUBIC temos uma média de 15 a 20 (quinze a vinte) crianças, as vezes mais, as vezes menos, os quais são grande alegria para mim que os tenho acompanhado, e muito me alegro na constância e aprendizado deles em relação a Palavra de Deus. Peço que orem por eles.

Na Igreja Ebenézer, pastoreada pelo pastor Ivo Marinho, dou aulas de violão, já tivemos duas classes, porém, devido a desistência e também a mudança de estado de alguns irmãos, só temos tido uma classe desse instrumento, a qual já tem sido realizada há um ano, contando com dois alunos, o pastor Ivo e o irmão Raydson, nas terças-feiras, os quais já tem tocado em alguns cultos e desenvolvido bem esse instrumento.

Havíamos iniciado na igreja Ebenézer o Coral e a mocidade, porém vimos que não seria viável continua-los no momento, então demos uma pausa nos mesmos. No coral eu estava à frente ensinando, na mocidade ajudava tocando violão.

Ainda na igreja Ebenézer, toco violão e auxilio no louvor nas quartas, domingos pela manhã e à noite, bem como nas demais reuniões como SAFs (Sociedade Auxiliadora Feminina) e outros cultos.

Tenho sido professora das crianças e adolescente durante as EBDs (Escola Bíblica Dominical), e a noite nos domingos, onde seguimos um sistema de escala mensal, em que outras irmãs também participam
dando aulas para as crianças. E temos realizado evangelismos à tarde tanto na quarta como nas quintas no bairro onde está localizada a igreja Ebenézer que, para a glória de Deus, já tivemos resultados um casal que recebeu os folhetos e o convite tem frequentado nossa igreja, desde já peço que orem por eles.

Nas reuniões femininas tenho tocado violão, as vezes dirijo as músicas, bem como levo os estudos, seguindo o mesmo sistema de escalas quanto a dirigência e estudos, temos realizado duas reuniões por mês, aos sábados às 17:30, e cada irmã fica responsável por algo de acordo com a escala.

Não ajudo no CLUBIC na igreja Ebenézer devido ao choque de horários, pois tanto na
congregação como na igreja o trabalho com as crianças é feito aos sábados à tarde, na congregação de 15:00 às 17:00 e na igreja de 16:00 às 17:00.

A irmã Sthepanie tem realizado aulas de culinária com alguns adolescentes da igreja Ebenézer, e a mesma me chamou para contribuir dando uma aula sobre sopa, confesso que pelo menos a sopa sei
fazer bem, e tem sido um tempo muito bom para esses adolescentes.

Quanto ao meu sustento, irmãos, primeiramente não tenho o sustento completo, mas o que tenho tem sido suficiente e nada tem me faltado aqui, não tenho passado necessidades, muito menos dificuldades no campo quanto a finanças. Deus tem me dado sabedoria na administração desses recursos
enviado por igrejas e irmãos individualmente como meus mantenedores.

Algumas igrejas e irmãos se dispuseram em me sustentar no campo durante um ano, e fez um ano que cheguei ao campo em Março, sendo assim, o sustento diminuiu um pouco, ao mesmo tempo em que, tem algumas igrejas e irmãos aumentaram o sustento que já estavam me enviando, por isso, basicamente
não teve alteração muito significativa no mesmo, que era de 96% passou para 97% cerca de 1.746,00 reais, comparando ao valor inicial que havíamos pensado para minha estada no campo, que era de 1800,00 reais.

Quando falo em sustento mensal, são somadas as entradas fixas mensais, não conto as ofertas, pois as mesmas são esporádicas e não são de um valor fixo. E como eu disse: esse valor tem sido suficiente e nada tem me faltado, graças a Deus e aos irmãos e igrejas que tem me mantido aqui.

Algumas igrejas e irmãos tem contribuído ao longo deste ministério desde o início até agora. Não citarei todos e cada uma, mas abaixo há uma relação de igrejas que tem contribuído comigo, em especial, porque não a havia mencionado anteriormente, quero citar a igreja Ebenézer, aqui em Porto Velho, a qual
é pastoreada pelo pastor Ivo, e que tem sido minha mantenedora desde antes de minha chegada ao campo até agora, constantemente, a qual tem sido motivo para mim de grande alegria e ações de graças a Deus.

Por fim, queria contar a benção que foi para nós recebermos alguns dos irmãos da igreja Emanuel do Rio Branco, pastoreada pelo pastor Antoildison, em uma viagem missionária para conhecer o trabalho aqui como também para nos edificar. Eles chegaram na quinta-feira da Semana Santa e ficaram até o domingo pela manhã, nas dependências da congregação Manancial. Realizaram um culto na I Igreja
Batista Regular aqui de Porto Velho na sexta à noite, um trabalho com as crianças do CLUBIC na congregação no sábado pela manhã (apresentando o ministério OANSE), e um culto na Igreja Ebenézer no sábado à noite. Foi um tempo maravilhoso com os irmãos e muito edificante.

Pedidos de Oração
Peço que orem por mim;
Mais pessoas salvas pelo Evangelho no estado de Rondônia e pelos trabalhos desenvolvidos;
Por novos projetos que pretendemos iniciar este ano, com a graça de Deus;
Pelo missionário Marcos Glaison e sua família, e o pr. Ivo e sua família;
E por mais obreiros no campo.
A seguir estão mais algumas informações e fotos dos trabalhos realizados.
Na Graça e no cuidado do Nosso Senhor Jesus Cristo,
Missionária Rafaella Cristina
Porto Velho – RO / Maio de 2019.

Informações sobre  Rondônia
•População: 2018/IBGE
Capital: Porto Velho – 519 531 hab.
•Localização: Região Norte
•Fronteira: Bolívia, Amazonas, Mato Grosso, Acre;
•Municípios: 52;
•Diversidade Cultural: Ribeirinhos, Índios, Haitianos, Bolivianos;
•Religião:
Metodista Wesleiana; Assembleia de Deus;
Testemunhas de Jeová; Adventistas do Sétimo Dia; Católicos; Espíritas;

Objetivo do Projeto Rondônia para Cristo:
1- Plantar 04 Igrejas Regulares em Rondônia  até 2020;
2 - Formação de um Seminário (Para  treinamento de obreiros ajudarem nas
igrejas)
3 – Construção de um acampamento;
4 – Criação da AIBRERON (Associação das Igrejas Batistas Regulares de Rondônia)

Avanços no Campo:
02 – Igrejas em Porto Velho;
01 – Congregações Local para funcionamento do Instituto Bíblico Ebenézer, em termino de construção;
O terreno para o acampamento;

Atividades Desenvolvidas no Campo Rondoniense:
Clubic na congregação Manancial;
Música (Ministério de Louvor, aulas de
violão na igreja Ebenézer);
Sociedade Feminina;
Aulas na EBD para os adolescentes e crianças e culto infantil no domingo à noite.

Igrejas Visitadas:
Fortaleza: 08
Cariri/Regiões do Ceará: 36
Mossoró: 01
Bahia: 01
Paraíba: 01
Maranhão: 04
Porto Velho: 01
Eventos Apresentando o Projeto:
AIBRECE – Iguatu
USAF – Iguatu
Conferência de Missões -SBC

Sustento Levantado:
Quase completo. Tenho o equivalente a 97%
do mesmo. Cerca de 1.746,00 reais.
Igrejas Mantenedoras;
IBR Aracati - CE
SAF IBR Calvário – CE
IBR Paz – CE
IBR Jordão - CE
IBR Bom Pastor – RN
IBR Betel – CE
IBR Senador Pompeu – CE
IBR Novo Juazeiro – CE
IBR Beberibe – CE
Congregação em Piripiri –PI
IBR Ebenézer – RO
Congregação em Igarói –CE
IBR Farias Brito - CE

Pedidos de Oração:
Por mim e pelos trabalhos a serem desenvolvidos;
Pelo pr. Ivo e família, pr. Marcos Glayson e família e demais missionários que estão no campo;
Mais pessoas salvas pelo evangelho de
Cristo;
Mais obreiros e sustento dos que já
estão no campo.

Agradecimentos:
Pelo apoio de igrejas, irmãos, MAB e outros
missionários;
Pela proteção e sustento de Deus;
Pelos mantenedores, que tem contribuído
com o meu sustento fielmente (igrejas e
irmãos);
Pelos avanços do trabalho em Rondônia;

Nenhum comentário:

Postar um comentário